Atil defende distribuição de máscaras para a população de Ilhéus

Situação do turismo preocupa
Reprodução

A Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) enviou ofício ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, propondo a elaboração de uma ampla campanha publicitária para evitar a contaminação de pessoas pelo Coronavírus (Covid-19). A peça a ser propagada sugere a proteção das pessoas por meio de uso de máscaras, com o slogan “Vai pra rua? Vá de Máscaras!”.

Na mesma correspondência, a direção da Atil presta total apoio ao Decreto Municipal 027, de 13 de abril de 2020, em relação a suspensão temporária das pontuadas atividades comerciais e da continuidade e manutenção do isolamento social. Cientes da fragilidade do momento, a Atil sugere que seja adicionada ao próximo decreto a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção em qualquer espaço público.

Para o presidente da Atil, Átila Eiras, o poder público municipal não deve medir esforços para direcionar recursos para a aquisição de máscaras para que sejam distribuídas à população. A direção da Atil entende que é preciso centrar o foco na soma de esforços para superar o gigantesco desafio que impõe a pandemia, no sentido de preservar a saúde da população.

Pesquisa

A sugestão da Atil ao prefeito Mário Alexandre foi precedida de uma pesquisa realizada pela associação, ouvindo 27 empresas. No primeiro questionamento: a abertura do comércio, dois confirmaram que estavam abrindo seus estabelecimentos, enquanto outros 25 responderam que permaneceram fechados. A segunda perguntam foi sobre se estavam ocorrendo demissões. Das 27 empresas, 14 disseram que sim e outras 13 que não.

As empresas demitiram 352 pessoas e 436 funcionários foram inseridos na medida provisória 936/2020. Outros 398 funcionários continuam trabalhando, porém existe a previsão de demissões para o mês de abril. A perspectiva de demissões está no planejamento de 11 empresas, enquanto outras 16 responderam que não pretendem, ainda, efetuar as demissões.